APRESENTAÇÃO

Este Blog é para que você, internauta, conheça meu currículo e algumas das ferramentas da PSICOLOGIA. Sou Bianca Isidora e seja bem vindo a este espaço.

"Psicologia: do Grego "psikué", psique, alma, mente e "logos", palavra, razão ou estudo."

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CONVIVÊNCIA E GRUPO

“..., não é fácil ser hábil na esgrima da boa convivência humana, tão cheia de reentrâncias e saliências...”
 ÉUA: A  Senhora  das  Possibilidades.” Cléo Martins
        Uma das tarefas mais complexas do ser humano é estar em convivência. O Dicionário Aurélio define a palavra Convivência como o “ato ou efeito de conviver; relações íntimas; familiaridade, convívio. Trato diário”.
         Nas “reentrâncias e saliências” que existem em cada ato do que comunicamos no nosso “trato diário” há um universo de valores, vivências e expectativas internas e externas que influenciam no resultado final do que apresentamos aos outros. Todas estas questões, mobilizam o nosso emocional e o nosso mapa de crenças e valores.
        Cada pessoa passa por adaptações ao longo da vida e, consequentemente, os grupos em que está inserida também. Um grupo é um sistema, é um organismo vivo, tem a sua história e passa por mudanças e adaptações ao longo do tempo. Observar a história e a fase do grupo, pode ser uma importante ferramenta para detectar como as pessoas convivem, gerando bases de apoio para as transformações desejadas.
biancaisidora@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário