APRESENTAÇÃO

Este Blog é para que você, internauta, conheça meu currículo e algumas das ferramentas da PSICOLOGIA. Sou Bianca Isidora e seja bem vindo a este espaço.

"Psicologia: do Grego "psikué", psique, alma, mente e "logos", palavra, razão ou estudo."

domingo, 8 de maio de 2011

TERAPIA de CASAL e de FAMÍLIA

   O trabalho com casais e famílias tem como ferramenta a história e a queixa das pessoas, a forma como elas se relacionam, se descrevem e se comunicam.      
A queixa como é trazida e suas mútuas influências, é um ponto de partida para o desenvolvimento desta psicoterapia. Vivificar os eventos psicológicos que acontecem na fronteira entre as pessoas e como foi congelado o potencial positivo e criativo de cada um da família ou do casal, na sua convivência, é o desafio.      
    Os clientes expressam o fenômeno a se explorar. O campo de trabalho desta forma, é o que envolve a todos. É o resultado do que foi construído e conduzido por todos os envolvidos. Ana Beatriz Torres Gorenstin escreveu na “Presença: revista de Gestalt Terapia”(1997 – ano 3 número 4)  sobre o atendimento de casal, que o cliente é algo que une os dois, “uma configuração especial estabelecida entre”.   O cliente no atendimento de casal e família é:  a configuração especial estabelecida entre os membros, demonstrada na forma como estabelecem contato na sua convivência. Olhar esta configuração é também iluminar o lugar e a responsabilidade de cada um, dentro do processo. 
    O processo Terapêutico de casal e família pode promover a criatividade e a flexibilidade para dar novos passos, adaptar-se às mudanças, ampliar a comunicação estabelecendo novos acordos expandindo as fronteiras; olhando para as inseguranças de forma a construir um suporte para continuarem caminhando. Objetiva trabalhar o sistema familiar acreditando que alguns temas, decisões, vivências e transformações precisam ser partilhados e re-configurados no grupo familiar e pelo grupo familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário